(32) 99113-4504

NOTÍCIAS

Parceria contribui para implantação de núcleo de psicologia do esporte
Parceria contribui para implantação de núcleo de psicologia do esporte
Parceria contribui para implantação de núcleo de psicologia do esporte

Profissionais da área, Débora Santos e Rafael Baracho, ficarão empenhados no preparo emocional dos atletas da Bocha Casa D’Italia JF

 

            Neste mês de agosto, a Bocha Casa D’Italia JF implantou o núcleo de psicologia do esporte em seu departamento. Isto se deve a parceria que a equipe consolidou com dois profissionais da área, Débora Santos e Rafael Baracho, que ficarão encarregados de trabalhar as emoções, pensamentos e comportamentos dos atletas para as competições.

            "A bocha é um esporte que requer atenção, concentração e preparo emocional para obter êxito nas partidas. Assim, colocamos em prática a iniciativa desta parceria com objetivo de melhorar nosso desempenho esportivo, a qualidade nas atividades, controle da ansiedade, relação com companheiros da equipe e adversários, estabelecimento de metas, cofiança e preparo pré-competição", destacou um dos dirigentes e atleta da Bocha Casa D’Italia JF, Leandro Dias.

            Com 14 anos de atuação na psicologia, Débora Santos, ressaltou o interesse da equipe em incluir este projeto no grupo: "Por gostar muito da área da Psicologia do Esporte, encontrei nessa parceria a oportunidade de entrar em contato cada vez mais nessa área. Também, fiquei feliz em saber que a equipe de bocha da Casa D’Italia se preocupa com o emocional de seus atletas e valoriza o trabalho da psicologia", afirmou.

            Débora ainda avaliou o fato deste trabalho está sendo desempenhado em uma equipe de esporte amador, uma vez que esta função, na maioria das vezes, é desenvolvida para atletas de alto rendimento: "Me sinto muito grata pela oportunidade, pois será um trabalho novo, tanto por ser amador quanto por ser um esporte coletivo, já que só vinha trabalhando com atletas de esporte individual. Infelizmente, ainda existe muita resistência dos esportes em procurar um trabalho da psicologia. Por isso, agradeço a oportunidade", enfatizou.

            Já Rafael Baracho tem 10 anos de atuação na psicologia e destaca o que pretende repassar para os atletas e o que ele espera que a equipe alcance: "Trabalhamos com o objetivo de introduzir conceitos e treinamentos na área cognitivo-comportamental a fim de contribuir para o melhor desempenho dos atletas. Psicoeducação, foco atencional e aspectos motivacionais são alguns dos alvos do nosso trabalho".

            O Psicólogo ainda elogiou as atividades desenvolvidas pela Bocha Casa D’Italia JF em sua gestão esportiva: "Um fator fundamental foi perceber o grande envolvimento dos membros da equipe com o projeto da bocha da Casa D’Italia. Uma equipe organizada tanto dentro quanto fora da cancha. Demonstra grande interesse em ampliar suas habilidades valorizando os aspectos psicológicos no esporte", pontuou Baracho.

            Na foto, há o registro da primeira palestra realizada pelos psicólogos Débora Santos e Rafael Baracho com os atletas da equipe, no início deste mês de agosto, após a consolidação da parceria. Para as pessoas envolvidas no esporte que tiverem interesse no trabalho destes profissionais, podem entrar em contato com ambos através dos e-mails: dbcris2@yhaoo.com.br e rafael12baracho@hotmail.com .

 

Texto: Assessoria de Comunicação da Bocha Casa D’Italia JF.